old book smell

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Comoção da minha vida...





Ah, São Paulo comoção de minha vida... de sonhos arlequinais. Já dizia Mario de Andrade.
Hoje, faço minhas as belas palavras dele. São Paulo, uma das maiores cidades do mundo completa hoje 457 anos! Com todo seu encanto, opções e sua grandeza a cidade é mais que convidativa. Tem espaço para todas as raças, tribos e nações nela. O que falar do bairro Liberdade, hein?
Embora convidativa, não é muito receptiva, a megalópole te recebe com assaltos, filas infindáveis, enchentes e aquilo que chamamos de “caos”. Poluição e filas quilométricas no trânsito e metrô fazem parte da rotina do cidadão paulistano, da terra da garoa.
Mas isso tudo não muda minha paixão pela cidade...A tradicional avenida Paulista, que foi a primeira a ser pavimentada no Brasil... Lembro-me de uma vez que fiquei parada na avenida, em frente ao shopping, observando o que acontecia, enquanto meu amigo fumava um cigarro. Ficamos ali por não muito mais que 10 minutos e o que eu vi naquele lugar dava mais que um livro de história. De um lado, um partido quase desconhecido fazia seu “mini-comício”; de outro um músico tocava sua guitarra maravilhosamente bem, em busca de uns trocados, mas, de verdade, a alegria e talento dele eram tão grandes que parecia nem se importar com as gorjetas. Na faixa de pedestre, um grupo de adolescentes adeptos da moda “colorful” ficava esperando o sinal fechar para se exibirem com dancinhas engraçadas em frente aos carros e, não, eles não esperavam por gorjetas!!! Em São Paulo, você também pode ver Francês dançando Salsa, Espanhol comendo pratos Gregos, Inglês dançando (tentando) dançar samba e muito mais...
E a Rua Augusta..falem o que quiser, eu gosto de grande parte dela. E daí? Adoro os dvd’s e a gama cultural que encontro lá. Nela, você pode até ver Ronaldo Esper (grande coisa) comprando dvd’s, sim, piratas!!!
São Paulo é tudo isso e muito mais...a cada dia uma surpresa. Você pode morar lá por anos e não repetir restaurante ou lugar de lazer. A cidade já foi digna de canções e poemas. Não poderia deixar de citar aqui o memorável Mario de Andrade:


INSPIRAÇÃO- MÁRIO DE ANDRADE

São Paulo! Comoção de minha vida....
Os meus amores são flores feitas de original!...
Arlequinal!... Trajes de losangos... Cinza e ouro...
Luz e bruma... Forno e inverno morno...
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes...
Perfumes de Paris... Arys!
Bofetadas líricas no Trianon... Algodoal!...

São Paulo! Comoção da minha vida...
Galicismo a berar nos desertos da América.

Nenhum comentário:

I'm a mom!