old book smell

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

24...

Dentro de um mês e alguns dias terei 24 anos. Não, isso não me anima nem um pouco.
Há muito pela frente e viver é bom demais, a melhor coisa que existe! E a cada novo dia, uma nova experiência e lição; eu gosto da vida...cada vez mais liberdade (ou não), mais sabedoria e mais intimidade, consigo mesmo ou com o outro. Isso é a vida!
Meus útimos dias foram repletos de momentos, conversas, encontros, cenas e músicas que encheram minh'alma.
Por outro lado, sinto falta dos pasmos essenciais. Já dizia Fernando Pessoa, que eles são fundamentais. O que são Pasmos essenciais??? Seriam espantos diante do que é novo, desconhecido.
"Pelo espanto os homens chegam agora e chegaram antigamente à origem imperante do filosofar"

O poeta Fernando Pessoa chama esse espanto de pasmo essencial em seu poema O meu olhar:

O meu olhar é nítido como um girassol
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem
Sei ter o pasmo essencial
Que tem um acriança se, ao nascer,
Reparasse que nascesse deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..

Adotar uma atitude filosófica é olhar as coisas como se fosse pela primeira vez, é ficar admirado, espantado. Para uma criança pequena essa emoção é natural porque ela realmente está vendo o mundo pela primeira vez, mas não é tão natural para a maioria dos homens, pois eles já estão anestesiados pelo cotidiano de suas vidas. Segundo o senso comum, espantar-se diante do que "já se conhece" é loucura. É disso que sinto falta!

Nenhum comentário:

I'm a mom!