old book smell

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Novo acordo ortográfico


" Agora as crianças que leem, podem ter ideias maravilhosas e escrever errado tranquilamente."



Pode ser intolerância da minha parte,pois sei as inúmeras vantagens que o acordo traz.
Dentro dos prós, pode-se ler que o novo acordo privilegia a fonética, aproximando a língua escrita da língua falada; no que toca às diferenças orais e gramaticais, permanece tudo na mesma, quer em Portugal como no Brasil; como a ortografia vai ficar muito semelhante à forma como falamos, os alunos vão dar menos erros. Com o acordo, pode-se verificar que a língua está em constante evolução, bem como algumas mentalidades, já que o complexo de vassalagem está a ser ultrapassado.
Em relação aos contras, nota-se que vai existir uma certa dificuldade em implementar o acordo em determinadas camadas sociais; em contra partida, nas escolas não vai haver algum período de transição e isso vai fazer com que a mudança dos manuais escolares, gramáticas e dicionários tenha de ser feita de imediato; o novo acordo não vai integrar alterações trazidas pelos países africanos, sendo as mesmas viradas para Portugal e Brasil, havendo quem ainda ache que estamos a ser colonizados pelo Brasil.

Mas...... pelo amor de Deus, dói ( ainda tem acento ou não?Rs,Tem Sim!Só caem os das paroxítonas) ler as palavras escritas assim, amo tanto a nossa língua, assim como suas idiossincrasias brasileiras que tenho vontade de chorar!!!
Calma, é só uma fase de adaptação...vai passar, Vi...vai passar!
Sei que tenho que ser uma metamorfose ambulante!!

Nenhum comentário:

I'm a mom!