old book smell

domingo, 31 de janeiro de 2010

U2 2010


Os anos passam, mas as paixões não. U2 é e sempre será a banda da minha vida.Você que está lendo isso pode pensar que isso é fanatismo ou idolatria, mas não é. Aliás, no trono do meu coração, só há um rei...um Deus. Sou fã, sim!! Mas não choro quando vejo o Bono Vox (vocalista da banda), nem tenho surtos psicóticos, não tenho todos os cd's originais, nem todos os livros, nem camisetas, não ouço o dia inteiro, nem todos os dias, nada disso. Não fico seguindo cada passo da banda e seus maravilhosos integrantes. Porque ser fã do U2 é algo que vai além disso. É algo que não é palpável e nem cai no ridículo,como alguns fãs fazem. Ser fã do U2 é sentir a música e reconhecê-la em qualquer lugar, seja em meio a um conflito na Irlanda do Norte ou em meio a um terremoto ou grito de socorro no Haiti. Pode até ser entre um aviso de "mind gap" do metrô. E isso, desculpem-me, não é para qualquer um. Ser fã do U2 é ter algo interiorizado em si que ninguém explica. Acontece que quando você vê, já está vivendo aquilo. Você já sente o U2, isso é ser fã.

Vou falar um pouquinho sobre como esses irlandeses chegaram até mim. No ano de 1998, nas férias de Janeiro, fui passar uns dias na casa de minha prima Neyse. Eu tinha 12 anos e não sabia o que era música boa. Na época, a banda se preparava para a turnê Pop Mart, a qual incluía o Brasil. Minha prima, fanática, iria ao show. Nos dias que passei lá na casa dela, tive uma overdose de U2. Ela ouvia bastante e me mostrou toooodos os vídeos que tinha deles. Lembra aquela época que a gente ficava assisitndo TV, torcendo para nossa banda favorita ou cantor aparecer e a gente apertar o REC do vídeo cassete? Então, era bem isso que ela fazia. E quem já não fez isso? Foi assim que conheci o U2 mais de perto, mas não, não se engane, não foi assim que eu os senti. Não seria uma questão tão banal. Em 2001, eu ouvia uma rádio, em uma tarde ensolarada. De repente, ouço uma canção que invade meu coração. Eu não tinha Inglês fluente ainda, mas isso não era necessário naquele momento. O U2 chegara para mim...

Ao ouvir aquela música, eu sabia que precisava tê-la, mas não tinha a mínima ideia de quem seria. Fiquei a cantarolar aquele refrão..."It's a beautiful day..."na escola. Um colega, o Demétrios, ouvira e disse: Vivian, eu tenho esse cd, essa música é muito louca...quer que eu te empreste? É o novo álbum do U2.

Imediatamente me lembrei das tardes que passei com minha prima naquelas férias de 98. E assim o U2 chegou para mim. "All that you cant' leave behind" foi o melhor álbum para mim. A partir disso, fui buscando os sucessos antigos e conhecendo cada momento da banda. E o faço até hoje, o que podemos chamar de momento" No line on the horizon". Será a minha paixão pela Irlanda mera coincidência? Talvez...

Mas, infelizmente tem gente que não sabe e não pode sentir isso. Uma vez, na sala de aula, um aluno me disse que U2 era uma banda ridícula. Respirei fundo, analisei o ser à minha frente e vi que aquela pobre alma não seria nobre o suficiente para sentir e entender o que o U2 é. Não há como discutir. Pobre alma, lamentei.


Hoje, estava em uma pizzaria com uns amigos e alguns colegas. Na tv, a desesperadora exibição do BBB 2010 (pior programa da TV brasileira, na minha opinião). Mas senti algo, olhei para a tela e "Beautiful Day" tocava. O que me entristece é ver um programa desse nível insistir em ter U2 como trilha sonora. Em uma das versões, teve "City of Blinding Lights" como abertura...pode isso??????


Apesar de nada confirmado no site oficial, os rumores sobre a vinda do U2 para o Brasil, na turnê 360°, aumentam a cada dia. Essa eu não vou deixar passar, e você? Dizem que será em Novembro..ah o meu mês..seria demais pedir para ser no dia 20?? Hein??

Hoje fiz uma boa ação: passei para um amigo o novo cd do U2. Ele ainda não tinha ouvido. Ah, isso me faz lembrar de alguém que fez uma certa surpresa ao colocar o novo álbum do U2 no meu carro, como se fosse uma banda desconhecida, com o seguinte cometário: ouve e vê se você gosta...rs. (Somente alguém tão sensível e lindo por dentro e por fora poderia fazer isso).


Ao som de Electrical Storm termino essa postagem.
See ya, baby! ; )

Nenhum comentário:

I'm a mom!