old book smell

domingo, 6 de março de 2011

Fatal ( Elegy - Penelope Cruz e Ben Kingsley)







Quem me conhece bem sabe de duas idiossincrasias minhas: 1 - eu ODEIO carnaval. 2 - Eu ando com uma lista de filmes na bolsa. Pois é, nunca se sabe quando vai receber a indicação de um must see que vai mexer com você.
E agora vou falar de mais um filmaço da minha querida Penélope Cruz:FATAL!

Muito além de uma paixão entre um professor e aluna, o filme é uma reflexão sobre o tempo. Uma obra adaptada de um romance de Phillip Roths ( O animal agonizante) tem como temática o cruel e inevitável componente da experiência humana: o envelhecimento. A proposta é clara: testemunhar o encontro do humano com o cronos, especialmente com aquilo que concretiza a sua finitude: a morte. Nesta estrada, por vezes tão dolorida, caminham as personagens, entre aturdidos e esperançosos, cínicos e críticos, grandiosos em sua ousadia e apequenados em pequenas covardias. E não se trata de retomar velhos clichês sobre a relação homem-mais-velho-experiente-liberado-garanhão e mulher-jovem-linda-descolada. Tanto nas imagens quanto nos diálogos não há concessões ao politicamente correto nem aos psicologismos de ocasião. Não, a ideia é outra. O drama é muito bem trabalhado e respeita a inteligência do espectador. Me lembro bem quando ele entrou na minha lista, eu estava na casa de uns amigos e o filme passava na TV. ; )
Penélope é Consuela e está deslumbrante ( só para variar) e a fotografia do filme é belíssima. Sem contar que somos presenteados com uma trilha sonora RICA, muito rica! O que pegou mal foi o nome da versão em Português, não tem a ver com o filme, mas é claro que a culpa, aí, não é da diretora: em inglês o filme se chama Elegy. Elegia, dicionarizado pelo Michaelis como "poema pequeno, consagrado ao luto ou à tristeza".

A trama nos coloca de frente com a incapacidade do professor de rever conceitos arraigados e, assim, com nossas próprias defesas para quando o amor – talvez um dia - chegar.
A história é, de fato, uma elegia. Assim como o livro. Assim como a vida.
Enfim, vai ver logo!

Nenhum comentário:

I'm a mom!